segunda-feira, 15 de junho de 2009

Exposição "Tesouros do Louvre: Esculturas de Houdon"

Morfeu: uma obra-prima de Houdon


O Museu Histórico Nacional está apresentando ao seu público uma magnífica exposição realizada com a colaboração excepcional do Museu do Louvre no âmbito das comemorações do ano da França no Brasil.
Composta de dezenove obras de arte de grande sensibilidade e beleza do acervo do Museu do Louvre, proporciona ao público brasileiro a oportunidade de conhecer a vida e a obra de Jean Antoine Houdon (1741-1828). Houdon retratou personagens do século XVIII que marcaram a história do ocidente, entre os quais os franceses Mirabeau, Condorcet, Rousseau, Voltaire e Diderot e os americanos Benjamin Franklin, com quem o artista viajou da França para os Estados Unidos, e George Washington. Uma instalação em tamanho real, produzida a partir da imagem do quadro "L´Atelier de Houdon", de Louis-Leopold Boilly, reconstitui o ambiente no qual o artista elaborava suas obras, enquanto painel multimídia apresenta ao visitante a França e o Brasil à época de Houdon. Um original de uma escultura de Voltaire em bronze e duas réplicas em materiais diversos integram um espaço anexo à exposição e podem ser tocadas pelo público: legendas em braile permitem aos portadores de deficiências visuais complementarem as informações sobre o artista. Terminais digitais interativos e ações educativas também possibilitam ao público aprofundar-se no universo abrangido pela exposição. Em cartaz, de 29 de abril a 5 de julho de 2009.
Além do museu estar em ótimo estado de preservação, contar com um café bem aconchegante e a entrada aos domingos ser gratuita. Visita obrigatória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário